quinta-feira, junho 18, 2020

Saramago


Marc Chagall, "Sobre a cidade"

«Durante nove anos, Blimunda procurou Baltasar. Conheceu todos os caminhos do pó e da lama, a branda areia, a pedra aguda, tantas vezes a geada rangente e assassina, dois nevões de que só saiu viva porque ainda não queria morrer. Tisnou-se de sol como um ramo de árvore retirado do lume antes de lhe chegar a hora das cinzas (...). Onde chegava, perguntava se tinham visto por ali um homem com estes e aqueles sinais, a mão esquerda de menos, e alto como um soldado da guarda real, barba toda grisalha, mas se entretanto a rapou, é uma cara que não se esquece, pelo menos não a esqueci eu (...). Julgavam-na doida, mas, se ela se deixava ficar por ali uns tempos, viam-na tão sensata em todas as mais palavras e acções que duvidavam da primeira suspeita de pouco siso. Por fim já era conhecida de terra em terra, a pontos de não raro a preceder o nome de Voadora.»

José Saramago, Memorial do Convento

José Saramago partiu há 10 anos.

10 comentários:

  1. Deixou obra o grande escritor português, José Saramago. Gostei de ler este trecho do seu livro, Memorial do Convento.
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixou uma obra notável, Ryk@rdo. :)
      Um dia feliz. Cumprimentos

      Eliminar
  2. Olá Deep,

    O Saramago está e estará sempre no meu pódio de escritores portugueses. Os outros dois são o Eça e o Pessoa. Se só pudesse escolher três, seriam estes.
    Depois é mais difícil, são tantos, mas talvez o Torga, o Vergílio e o Ferreira de Castro.
    Obrigada por este bocadinho de um dos melhores livros que alguma vez li (e cuja edição especial tenho autografada por ele).

    Bons sonhos!
    😴

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, gosto bastante de todos os autores que mencionou. De todos, o que conheço pior é o Ferreira de Castro. "Aparição" do Virgílio é, como "Memorial do Convento", um dos "meus" livros.
      Que sorte!
      Boas leituras! :)

      Eliminar
    2. O Ferreira de Castro foi o que conheci primeiro, o meu pai tinhas as obras completas e eu li-as todas ainda muito miúda (algumas à socapa). Reli muitas já adulta, com outro entendimento, claro.
      A Selva, A Lã e a Neve, Emigrantes, A Volta ao Mundo, Terra Fria, para só citar alguns.
      Também tenho um carinho especial pela Sophia, pelo Eugénio e pelo Mia Couto (que já não é português, mas é como se fosse).
      Mas são muitos, muitos mais. :)

      Beijinho.
      🌻

      Eliminar
    3. Eugénio e Sophia são poetas e escritores de eleição. Do Mia, de que gosto, li também algumas das suas obras.
      Dos autores mais recentes, tenho lido Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, João Tordo e Isabela Figueiredo. Confesso que, ultimamente, tenho lido mais estrangeiros.
      Um bom fim de semana, Maria.
      Beijinhos :)

      Eliminar
    4. Desses mais novos li tudo da Dulce (adoro), os primeiros do Tordo, A Gorda (da Isabela) e tenho estado a descobrir e a gostar do Afonso Cruz.
      Gosto muito do José Luís Peixoto, conheci-o há muitos anos e tenho lido tudo o que ele escreve.
      Dos menos novos, gosto muito da Teresa Veiga, da Cristina Carvalho, do J. Rentes, da Maria Judite de Carvalho, do Tabucchi (que era português de coração), enfim a lista nunca acaba...
      Tenho lido muito pouco ultimamente. Problemas anteriores ao covid-19, mas agravados com ele, tiram-me o tempo e a concentração necessários à leitura - por isso ando aqui melgando 🦟🦟 em tantos blogs ultimamente ;))

      Sábado feliz!
      🌻

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar