domingo, fevereiro 07, 2021

Vamos lá, então!

Confinada há duas semanas e em teletrabalho há alguns dias, amanhã começo (ou recomeço) o intitulado "E@D". Apesar de já não ser novidade, a apreensão é maior do que em março. 

Será porque tenho a certeza de que uma parte dos alunos não dispõe de equipamentos nem rede de internet aceitáveis para participar nas aulas ou para fazer os trabalhos? 

Será porque sei que alguns alunos ficam entregues a si próprios e que faltam repetidamente às aulas sem que pais ou professores consigam reverter a situação?

Será porque sei que muitos alunos vão passar as aulas a jogar ou a comunicar com os colegas, de câmara desligada?

Será porque sei que muitos trabalhos propostos aos alunos são feitos pelos pais ou pelos irmãos mais velhos?

Será porque sei que vou passar os dias em frente ao computador, inclusive à noite, a tentar ensinar, a propor tarefas, a enviar feedback aos alunos e a responder a mensagens e telefonemas fora de horas? (Não, não é fita! Hoje, domingo, na hora de jantar, recebi um telefonema de um encarregado de educação a informar-me de que o seu educando tem o telemóvel avariado há vários dias e que não pode assistir às aulas. Não me esqueci que deu a mesma justificação em março...).

Passei a semana anterior e o fim de semana em reuniões (mais de 7 horas), em formação (8 horas), a assistir a webinares (3h?), a preparar materiais, a ler e a reencaminhar e-mails, a ler documentos que chegam aos poucos e todos os dias (perdi a conta).

Veremos como corre... Pode ser que seja melhor do que perspectivo.

5 comentários:

  1. Não vai ser fácil, não. Toda a coragem é legítima e necessária.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida...levo meses e meses disso e sim, acho que até há aspectos positivos mas negativos também, acho que já consigo fazer um balanço...e tenho umas saudades danadas do pior café do mundo - o do bar da escola:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
  3. Uma situação desgastante, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Esperemos que corra bem. Os EE também têm que ser responsabilizados.
    Uma coisa é certa: não vou ser tão parva como fui da outra vez. Não vou ficar até às tantas da manhã a corrigir trabalhos.
    Vamos ver como corre...

    Beijinhos e bom retorno:))

    ResponderEliminar