Gostei de todos, por razões diferentes, ana. Os da Elena Ferrante contam as história de duas amigas, que nascem num bairro problemático de Nápoles e que, apesar de terem seguido caminhos diferentes e das inevitáveis divergências, conseguiram manter uma amizade até para lá dos 60 anos. Um dos temas da obra é a emancipação das mulheres que se faz a pulso, num universo marcadamente machista. Na obra de Afonso Cruz, cuja ação tem início em Dresden, em plena Segunda Guerra, sobrevive, no meio do trágico e de uma certa fantasia, algo de inocente. Nesta obra, conta-se as histórias de várias personagens que acabam por tocar-se em determinados momentos da ação. Em Seda, conta-se a história de um homem que, no final do século XIX, empreende várias viagens aos Japão, de onde transporta casulos para o fabrico da seda, no sul de França. É uma história também sobre o amor e sobre o nosso pelo fascínio pelo exótico que nos leva, não raras vezes, a desprezar aquilo ou quem temos ao pé. Dos outros dois estou a gostar, não obstante a situação absurda que vive o protagonista, no primeiro, e as descrições dos horrores da guerra, no segundo. Ambos têm um aspecto que me cativa: a narração em primeira pessoa. Nos dois, curiosamente, os narradores são jovens, de 22 e 20 anos.
Estou a ler a trilogia da amiga genial da Elena Ferrante.l Tb ja vi a serie na HBO. Sou só eu que acha q se trata de uma autobiografia e que a a Lenu e a Lila sao duas faces da mesma pessoa?
E que tal?
ResponderEliminar:)
Gostei de todos, por razões diferentes, ana.
EliminarOs da Elena Ferrante contam as história de duas amigas, que nascem num bairro problemático de Nápoles e que, apesar de terem seguido caminhos diferentes e das inevitáveis divergências, conseguiram manter uma amizade até para lá dos 60 anos. Um dos temas da obra é a emancipação das mulheres que se faz a pulso, num universo marcadamente machista.
Na obra de Afonso Cruz, cuja ação tem início em Dresden, em plena Segunda Guerra, sobrevive, no meio do trágico e de uma certa fantasia, algo de inocente. Nesta obra, conta-se as histórias de várias personagens que acabam por tocar-se em determinados momentos da ação.
Em Seda, conta-se a história de um homem que, no final do século XIX, empreende várias viagens aos Japão, de onde transporta casulos para o fabrico da seda, no sul de França. É uma história também sobre o amor e sobre o nosso pelo fascínio pelo exótico que nos leva, não raras vezes, a desprezar aquilo ou quem temos ao pé.
Dos outros dois estou a gostar, não obstante a situação absurda que vive o protagonista, no primeiro, e as descrições dos horrores da guerra, no segundo. Ambos têm um aspecto que me cativa: a narração em primeira pessoa. Nos dois, curiosamente, os narradores são jovens, de 22 e 20 anos.
muito obrigada :)
EliminarDestes livros li "Seda" e claro, "A Oeste nada de novo"... Boas leituras.
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Obrigada, Graça.
EliminarUma óptima semana!
Um beijo
Estou a ler a trilogia da amiga genial da Elena Ferrante.l Tb ja vi a serie na HBO. Sou só eu que acha q se trata de uma autobiografia e que a a Lenu e a Lila sao duas faces da mesma pessoa?
ResponderEliminar