sábado, julho 04, 2020

Lavar e reutilizar

Lembro-me de que, quando era criança, as pessoas, em particular as que viviam na aldeia, davam-se ao trabalho de lavar os sacos de plástico, por estes não serem de uso comum.  Quando iam ao soto (a mercearia onde se encontrava um pouco de tudo) comprar qualquer coisa, levavam-na, por norma, nas mãos ou no avental.Tenho até memória de ver, numa corda, a secar, um saco de uma qualquer marca de pronto a vestir, de um plástico mais resistente, que tinha sido costurado, para poder ser utilizado por mais tempo. A minha mãe ainda hoje lava e põe a secar alguns sacos, por considerar que é um desperdício deitar fora aquilo que ainda pode ser útil.
Durante quase toda a minha vida, guardei apenas os sacos limpos de supermercado (que fui, gradualmente, substituindo por outros mais resistentes, reutilizáveis) e da fruta e legumes, se inequivocamente limpos, deitando fora os sacos sujos. Nos últimos tempos, em tempos de pandemia, tenho dado comigo a lavar e a pôr ao sol tudo o que é saco, depois de limpas e arrumadas as compras.

8 comentários:

  1. Também me lembro da minha mãe fazer isso. Lavar os sacos. Eu, todo o saco utilizado que fique menos limpo, vai para o recipiente dos plásticos. Só guardo os verdadeiramente limpos.
    .
    Feliz fim-de-semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O Soto!... também eu (tive) tenho um soto!...
    onde trespasso velharias

    bem vinda. sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O soto é um termo muito transmontano. Eu e um primo pesquisámos a origem da palavra, mas não há muita informação.
      Bom fim de semana.:)

      Eliminar
  3. Também eu, nestes tempos de pandemia, por via da desinfeção e da proteção do ambiente, comecei a lavar e reutilizar os sacos de plástico. É vê-los a secar no meu estendal. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reinventamo-nos e reinventamos gestos...
      Bom fim de semana. :)

      Eliminar
  4. É um procedimento que se foi perdendo com o tempo. É bom voltarmos a ele para bem do nosso planeta azul.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O planeta agradece, Graça.
      Bom fim de semana. Um beijo :)

      Eliminar