terça-feira, junho 09, 2020

Os últimos companheiros


Acabei de o ler no fim de semana, depois de algum tempo em pausa.


Adquirido e lido há duas semanas.


Leitura concluída há dias, depois de algum tempo de suspensão.


Comprado e lido há duas semanas, de um fôlego.


Em processo de leitura - estou a meio das 704 páginas.

Sim, ao mesmo tempo, tenho (tele)trabalhado e tenho-me esforçado por não descurar as lides domésticas (consegui, finalmente, arrumar livros, filmes e cds!). Tenho - isso sim - suprimido algum tempo à televisão.

Em resposta à pergunta da ana:

O primeiro e o terceiro são romances históricos. O sonho do celta tem por base a vida de Roger Casement, figura real e controversa, que esteve no Congo, no Peru e no Brasil, onde testemunhou as atrocidades cometidas contra os índios, e que pugnou pela independência da Irlanda, sendo, por isso, .acusado de traição pelo governo de Inglaterra. 
A ação de Lillias Fraser começa com a batalha de Culloden, que pôs frente a frente os clãs escoceses, a favor da independência da Escócia, e o exército real britânico e termina em Lisboa, nos anos imediatamente posteriores ao terramoto.
Em Chuva miúda há uma figura central, Aurora, a quem todos os elementos da mesma família procuram para, em conversas torrenciais e intermináveis, confessarem mágoas antigas, alheios às necessidades da própria interlocutora. Dessas conversas, entretece-se a história de três irmãos, apresentada sob diferentes prismas. 
Em Deixa-te de mentiras, há um narrador que, na idade adulta, recorda com saudade - e alguma mágoa - um amor adolescente.
Em Servidão humana, que, como o próprio autor adverte no prefácio, é um romance inspirado nas suas vivências, narra-se a juventude de Philip, que decide estudar arte em Paris, fascinado pelo mundo boémio e artístico, e que, desiludido, regressa a Inglaterra para estudar medicina. Como só ainda vou a meio do romance, não posso adiantar mais.



Faltava este...

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Não é fácil decidir, ana. Gostei de todos por motivos diferentes. :)

      Eliminar
  2. Acredito que sejam livros de uma leitura fascinante
    .
    Cumprimentos
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns mais outros menos, Rikardo. :)
      Um bom dia.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Invejo-te por conseguires ler tanto!
    Tenho lido um pouco, mas disperso-me por muitas coisas e não me rende o tempo. Estou ansiosa para que termine o ano escolar para pôr a casa em ordem. Há sempre que fazer!

    Bons feriados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, não tens por que me invejar. Esta é uma fase em que a leitura é uma necessidade. Não significa que seja uma leitura atenta e de qualidade. Há momentos em que não consigo sair do mesmo livro e em que nenhum me entusiasma.
      No primeiro mês de confinamento, quase não li.
      Também estou ansiosa por que terminem as aulas. É verdade: não falta o que fazer.
      Fica bem. Bons feriados também para ti.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. De nada, ana.:) Temo não ter sido muito esclarecedora.

      Eliminar
  5. Gostei do livro do Vargas Llosa: triste fim teve o Casement...
    Também gostei da Lillias Fraser e da Servidão Humana (ambos lidos há muitos anos), embora o meu preferido do Maugham seja O Fio da Navalha.
    Os outros dois desconheço.

    Força com as leituras, deep!
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li O Fio da Navalha com 18 anos. Tornou-se um dos "meus" livros. Gostei também bastante de A Lua e Cinco Tostões, inspirado na vida do Gauguin.
      Obrigada, Maria. Boas leituras. :)

      Eliminar
    2. Também o li muito nova e acho que até andei uns tempos apaixonada pelo Larry ;)
      Mais recentemente gostei muito de ler Um Gentleman na Ásia, um livro de viagens da colecção da Tinta da China.

      Boa noite.
      🌻

      Eliminar
    3. Eu também me apaixonei pelo Larry: :)
      Obrigada pela sugestão.
      Boa noite, Maria.

      Eliminar
    4. Mais tarde, vi o filme. Embora goste do Kevin Kline, desiludiu-me no papel de Larry, não correspondia à imagem que eu tinha construído do personagem.

      Eliminar
    5. Nunca consegui ver o filme, penso que já fizeram duas versões: tenho que pesquisar.
      O Jeremy Irons é que teria dado um belo Larry, penso eu de que...

      Beijinho.
      🌻

      Eliminar
    6. Maria, imaginei-o mais como um James Dean, um Colin Firth (se fosse um filme mais actual)... :)

      Eliminar
    7. Com que então o Mr. Darcy... Parece-me muito bem, também gosto dele.
      Mas eu referia-me ao Jeremy Irons de há 40 anos atrás, assim como aparecia na Amante do Tenente Francês, um dos meus filmes.
      🌻

      Eliminar
  6. Afinal, Maria, o papel de Larry foi interpretado, na versão de 1984, por Bill Murray e não por Kevin Kline.

    ResponderEliminar
  7. Pois é, eu era para te ter dito ontem que só encontrei o Bill Murray e esse então é que não tem gracinha nenhuma.
    A versão mais antiga é com o Tyrone Power e está na net, talvez a veja um destes dias; a de 1984 não encontrei, apenas um excerto de 4m.
    Agora fiquei com vontade de reler o livro, já passaram tantos anos...
    Bom resto de sábado, Deep.
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já senti vontade de reler o livro, mas há tantos para ler!
      Obrigada, Maria. Bom resto de sábado. :)

      Eliminar