terça-feira, fevereiro 27, 2018

Já tinha saudades


Começou a cair pouco depois das 14h. Ainda não parou, apesar de ser agora menos intensa.

Trouxe-me à memória as palavras da Raquel:

«(...) tenho saudades da neve, tudo branco, limpo, frio, silencioso, uma pureza quase virginal que tudo cobre, que tudo envolve, que tudo cinge. Uma pureza líquida que torna terra dócil e macia a cada passo que damos, uma pureza que nos transforma em manchas, borrões, sussurros, burburinhos, sombras num cenário quase transparente, quase silencioso. Um silêncio estranho, um silêncio em que conseguimos ouvir bater o coração da terra.
Lembro-me que abria a janela, e ali ficava, tempos sem fim, a olhar para as marcas que as pessoas deixavam na rua, a olhar para as árvores, despidas e vestidas de branco (...). Nada era triste, talvez tudo um nada melancólico (...).
Fazia frio, um frio sólido e silencioso, mas todos estavam na rua e toda a gente brincava. Estávamos isolados do mundo, mas tão próximos uns dos outros.»

Raquel Serejo Martins, A Solidão dos Inconstantes

8 comentários:

  1. É tão bonito de se ver. Daqui, vejo na TV. Mas também imagino os transtornos que provoca na vidinha diária. :)

    ResponderEliminar
  2. É, de facto, um bonito espectáculo, Luísa. Não a via desta maneira há uns anos. Contudo, como escreveste, tem inconvenientes. Hoje estou em casa, porque é perigoso circular, quer de carro, quer a pé. :)

    ResponderEliminar
  3. Há coisas que nunca conseguiria compreender, por mais que fizesse. Saudades da neve, é uma delas... Frio não é coisa que queira, brrr

    Podem estar 50 graus lá fora que não vou desejar frio.

    ResponderEliminar
  4. A neve, no meu caso, Luís, está associada às memórias da infância. Contudo, se, por vezes, tenho saudades do frio, nem sempre este significa boas lembranças.

    ResponderEliminar
  5. Também, como há muito tempo não acontecia. :)

    ResponderEliminar
  6. "tenho saudades da neve, tudo branco, limpo, frio, silencioso, uma pureza quase virginal que tudo cobre, que tudo envolve, que tudo cinge". Subscrevo na íntegra :)

    Bom início de semana, deep!

    ResponderEliminar
  7. Eu também (subscrevi), nêspera!

    Obrigada. Boa semana. :)

    ResponderEliminar