segunda-feira, junho 16, 2014

É sempre bom regressar


É sempre com gosto e com uma pontinha de emoção que regresso a Mogadouro que, não sendo a terra que me viu nascer, foi aquela que me viu crescer e onde ainda tenho bons amigos. Costumo dizer que Mogadouro tem uma luz diferente.Talvez tenha que ver com o desenho das ruas. Talvez resulte da cor dos edifícios. Ou, quem sabe, seja só uma impressão que decorre do amor que tenho à vila. Certo é que, quando por lá passo, ultimamente menos, sinto-me outra.
No sábado passado, aproveitando as II Jornadas Culturais, dedicadas ao ilustre contista e magistrado, filho da terra,Trindade Coelho, regressei a Mogadouro. 
Desde cedo, o nome de Trindade Coelho tornou-se familiar para mim, não só por viver numa casa muito próxima daquela onde ele nasceu ou por passar diariamente junto à estátua que o representa, mas também porque, quando ainda mal sabia juntar as letras, a irmã da amiga que me acompanhou no sábado, que é alguns anos mais velha, nos leu excertos ou toda a nota autobiográfica apensa a uma edição de Os Meus Amores, da Portugália e que ele dedica a Louise Ey, uma filóloga e tradutora alemã, com quem se correspondeu durante algum tempo . Só mais tarde, talvez com treze anos, li todo o volume da obra citada. Do autor, lembro-me de ter lido também Outros Amores e O Senhor Sete, que há muito não é reeditado, pelo que é dificílimo encontrá-lo.
As intervenções dos oradores, que decorreram durante parte da manhã e toda a tarde de sábado, revelaram-se pertinentes e diversificadas no seu conteúdo, contribuindo, assim, para enriquecer o meu parco conhecimento sobre a vida e a obra do grande transmontano e para despertar em mim a vontade de saber mais.
Pelo meio, houve tempo para estar com amigos e para revisitar, de passagem, alguns espaços.
Ainda que o dia tenha sido cansativo, cheguei a casa de alma lavada e com o coração mais aconchegado, como quando regressamos do colo da mãe - esse tive-o no domingo!

2 comentários:

  1. É sempre bom regressar às origens, saber se pertence a um lugar!
    Não conheço nada no norte.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Isabel, tens de vir conhecer o Norte. Há muitos lugares bonitos para visitar. :)

    Boa semana!

    ResponderEliminar