sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Livro Vermelho de Montserrat



O Livro Vermelho de Monserrat é um manuscrito ilustrado com iluminuras, escrito em latim e catalão. Este integra um conjunto de cânticos de peregrinação medievais, resultando o título do facto de ter sido revestido, no século XIX, com uma capa vermelha e de ter sido encontrado no Mosteiro de Monserrat (onde ainda se encontra), no final do século XIV.
Pensa-se que algumas composições sejam da autoria dos monges beneditinos, outras adaptações de canções populares. Embora se suponha ter havido mais, até aos nossos dias chegaram apenas dez composições.

(Não sei que caminho levou a gravação em cassete que alguém um dia teve a gentileza de me oferecer...)

4 comentários:

  1. Muito interessante... Eu acho que os incunábulos têm uma magia qualquer...

    Obrigada pela partilha!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Virgínia, eu é que agradeço: as visitas e as palavras simpáticas. Beijinho

    tsiwari, repousante e belo, sem dúvida. :)***

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela música. Até me esqueço... mas a aparelhagem já deu o 'berro'...outra forma se há-de arranjar, digo eu...

    Bjokis

    rubia

    ResponderEliminar