quinta-feira, julho 09, 2009

teimosias

Levanto-me do sofá, onde, sucumbindo a espaços ao sono, assisti a uma mais-do-que-repetida série na tv. Antes de desligar a luz para dormir, pego num livro. Algumas – duas? três? – páginas depois, o sono arremessa o livro contra o meu rosto. Não desisto. Contudo, o meu esforço não vai além de uma página. Rendo-me e decido, finalmente, abandonar o livro e desligar a luz. Ironicamente, sinto-me desperta. Ligo de novo a luz e levanto-me. Nada me ocorre que possa pesar-me na consciência. Pesam-me as pálpebras, isso sim, de sono. Nada que me faça doer a alma. Antes o corpo e, ligeiramente, a cabeça, de cansaço. Tudo à minha volta parece imerso num silêncio pesado. No exterior, apenas o ladrar abafado de alguns cães. Depois destas linhas, o sono e o contrário dele ainda se degladiam e o meu nariz, resistente ao soro fisiológico e à água do mar, teima em dificultar-me a respiração. De súbito, há um sinal do início do dia – ou será do fim da noite? - : o som de uma porta a abrir, passos na escada. Gosto dos sons e da luz que anunciam o dia, mas não menos de poder dormir e descansar. Será que é desta?
.................................................................................................
Aqui estou eu, de novo, sem ter pregado olho - nem um só minuto!
Há muito que não testemunhava o acordar e espreguiçar dos dias e que não surpreendia, em diferentes recantos da minha casa, uma luz diferente - por isto, e só por isto, valeu a pena não ter dormido.

2 comentários:

  1. Até já sabia bem manter-me desperta por longas horas, mas esta humidade dá cabo do sisitema...mas já persinto essa dificuldade em respirar...
    kisses

    ResponderEliminar
  2. Já tive essa sensação do início de um novo dia sem ter dormido e, por isso, percebo-te. Mas tenho apenas 2 ou 3 insónias por ano e, que me lembre, só tive 1 ou 2 totais durante a minha vida.
    Mas descansa que esta noite vais dormir como uma pedra... a menos que tenhas feito uma sesta...
    Querida amiga, bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar