terça-feira, fevereiro 24, 2009

sobre a amizade

Talvez haja uma pitada de Eros no fundo de todas as relações humanas. (...) O Eros da amizade não precisa do corpo... longe disso, incomoda mais do que excita. (...) A amizade, pensava eu, é a relação mais nobre que pode haver entre os seres vivos humanos. É curioso, os animais conhecem-na também. Existe amizade, altruísmo, solidariedade entre os animais. Encontrei centenas de exemplos disso no mundo animal. Entre pessoas vi menos exemplos. (...) As simpatias que vi nascer entre pessoas diante dos meus olhos, acabaram por se afogar nos pântanos do egoísmo e da vaidade. A camaradagem, o companheirismo, às vezes, parecem amizade.
Sándor Márai, As velas ardem até ao fim

5 comentários:

  1. ...E cada vez mais haverá menos amizades sinceras entre os humanos.
    Preservar as que ficaram durante um longo período da vida, é objectivo a cumprir.
    Salvé uma boa amizade ( a nossa )!
    Bjinhos.
    wandolas

    ResponderEliminar
  2. ... li este livro , e foi precisamente na reflexão sobre as relações humanas e nelas a amizade em que mais tempo me detive a ler apreciando tamanha sabedoria !
    abraço _____----


    ____________JRmarto

    ResponderEliminar
  3. E fazer perceber à maioria das pessoas a grande diferença que existe entre amizade e companheirismo. Tenho muitos companheiros e camaradas de tudo e mais alguma coisa e poucos amigos mas alguns destes camaradas ficam ofendidos porque acham que somos amigos. E cobram uma amizade que criaram baseados em meia dúzia de experiências em conjunto. A maior parte das quais superficiais.
    BJs

    ResponderEliminar