sábado, janeiro 14, 2006

cuidar

Hoje decidi levar a cabo uma tarefa que, embora saiba necessária, venho descurando há algum tempo: tratar das minhas plantas. Tenho andado ocupada com tanto ou com tão pouco que deixei de lhes dedicar a atenção de que precisam. À excepção de dois cactos, as restantes revelam óbvios sinais de abandono.
As plantas são como as pessoas. As pessoas são como as plantas. Umas e outras precisam de atenção e de cuidados específicos, no tempo certo. Frio ou calor em demasia torna-as débeis. As plantas ganham manchas nas folhas. As pessoas criam manchas na alma, pedras no coração.
Como fazemos com as plantas, também com as pessoas, muitas vezes, vamos adiando a atenção e o carinho que sabemos urgentes. Perdemos pessoas que nos são queridas por não intuirmos o "timing" certo para as ouvir ou porque as julgamos capazes de resistir sozinhas às adversidades. Esquecemos que até as plantas mais resistentes enfraquecem se não forem regadas, adubadas e colocadas em lugar propício.

6 comentários:

  1. fantástico!
    Concordo a 100%.

    Deixo um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que não percebo muito de plantas, nem tenho muitas, há uma coisa que tenho que voltar a ter : bonsai!
    Já tive alguns, há uns anos, e nunca tive muita sorte como tempo que me duraram, mas agora acho que a dedicação também ia ser outra!

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. obrigada também, Deep...

    Acho que não me canso de reler este teu pequeno texto.
    Sabes, creio muito que se se cuidasse sempre bem das pessoas, viveriamos mesmo num mundo-jardim...

    Florido, luminoso, bonito....

    Descansa bem.

    ResponderEliminar
  5. Que linda metáfora...
    "Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto."(Cícero) Se todos fizessem que o sábio Cícero nos diz este mundo seria um lindo jardim de flores e não um deserto….

    ResponderEliminar
  6. tenho uma confissão pra fazer Deep....em minha casa nem os cactos se aguentam, (aliás já desisti de ter plantas)toda a gente me diz ke não dá trabalho nenhum, mas...tenho um único vaso e gigantesco na varanda mas o desgraçado é auto-suficiente e lá se vai aguentando LOL , beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar