terça-feira, fevereiro 26, 2008

porque à dúzia é mais barato

A vizinha Carlota, do Lote 5, lançou-me um desafio: indicar as doze palavras de que menos gosto. Não é tarefa fácil... Na verdade, não é tanto das palavras que eu não gosto, da sua materialidade - forma e sonoridade -, mas dos referentes que as mesmas nomeiam. Aí vão elas, então: despertador (não é preciso explicar porquê!) segunda-feira (pela razão-não-dita anterior!) furo (se for no pneu e não houver alguém simpático por perto para o mudar, estou tramada!) futebol (quando joga o Benfica e o vizinho do lado resolve ser generoso com o prédio inteiro!) "prontos" (por ser a forma errada de "pronto"!) o meu nome com o sufixo -inha (quando alguém quer pedir-me alguma coisa ou fazer de mim burro de carga, esforçando-se por me convencer que confia na minha competência!) política (palavras para quê?) demagogia (idem) areia (aquilo que têm tentado a todo custo deitar-nos para os olhos) chico-esperto ( aquele que tenta atirar-nos areia para os olhos e passar-nos a perna) presunção (um dos defeitos que mais detesto) promessa (porque não acredito... sejam políticas, religiosas ou outras) Fica o desafio para quem quiser aceitá-lo... não me atrevo a indicar nomes!

8 comentários:

ana maria disse...

É mais fácil escolher palavras que gosto!
Boa semana!!!

Carlota disse...

Prova superada!!!
:)

Duarte disse...

Não aceito o teu desafio destas palavras "malditas", mas aceitei o outro que me impeliu a escrever algo mais :) Diverti-me a ler-te nesta dúzia barata, voltarei mais vezes, agradecendo muito o teu incentivo :) Um beijo

M&M disse...

adorei as escolhas; compreendo-as perfeitamente e partilho os sentimentos : )

Nelumbo nucifera disse...

Hummm... Vou pensar nas minhas 12 com cuidado e carinho. Quanto às tuas, partilho da opinião, especialmente em relação à nona... Pela quantidade que nos atiram para os olhos e pela quantidade de cabeças repleta dela. Beijinhos!

disse...

Eu colocaria talvez... nomes de pessoas.... Beijo Grande

Carla disse...

Partilho contigo 11 palavras. Da politica gosto, nem que seja, para ter o gosto de criticar...
Beijinhos

Hipatia disse...

Bem, também me serve de resposta :)))