sexta-feira, março 14, 2008

Adoptar um rio

Hoje fomos conhecer e "mimar" o rio de que se adoptaram quinhentos metros. Ainda inexperientes, aproximámo-nos das suas margens com cautela. Aos poucos, apurámos os sentidos e começámos a familiarizarmo-nos com diferentes aspectos.
Da fauna, observámos rãs ibéricas e rãs parteiras e recolhemos, entre outras espécies, nepidais, efémeras, notonetas e sanguessugas. Fechando os olhos, apurámos o ouvido para a harmoniosa combinação de chilreios e da água a correr. Aprendemos que, à excepção da víbora cornuda, as cobras que encontramos nesta região são inofensivas.
Ao longo das margens, recolhemos amostras de diversos exemplares da flora - madressilva, dente-de-leão, ranúnculo, roseira brava, órquídea selvagem, primaveras, salpuro, etc. Pudemos compreender a localização e a morfologia de árvores ripícolas como o amieiro, o salgueiro e o freixo, e como a presença de líquenes (incrustados, fruticulosos ou folhosos) é sinal de que o ar não é poluído.
A análise à água, com 8 de ph, revelou-nos estarmos na presença de um rio em cujo leito há serpentinites e talco.
Pelo meio, almoçámos, demos uns toques na bola - houve quem preferisse jogar Uno - e, sobretudo, desfrutámos do dia ameno, do contacto com a natureza e da boa disposição de todos.
Fica o registo num tosco conjunto de imagens. :)

3 comentários:

  1. Quando menino passei horas metido em rio de água pouco profunda, apanhando (e soltando depois) "colheres" -assim chamávamos aos girinos-, pequenos peixes e rãs.

    Bons tempos...

    ... fizeste-me recordá-los! ***

    ResponderEliminar
  2. Bons tempos, esses que passávamos um dia inteiro no rio enquanto as mães lavavam as roupas de cama de inverno...
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. José Ribeiro Marto( JRM) diz:
    .... foi bom ler e perceber como tudo participa de tudo, a natureza nas suas diversas leituras e apontamentos, o convívio.... o estar...
    cordialmente
    JRM

    ResponderEliminar