quarta-feira, fevereiro 08, 2017

As circunstâncias podem mudar uma pessoa?

«As circunstâncias podem mudar uma pessoa? Talvez residualmente. Mas, na verdade, somos aquilo que somos. Depois há a vida, para que possamos descobrir o que é isso, afinal.
Vou contar-lhe uma história. Quando tinha para aí uns 10 anos fui avaliar-me à frente de um espelho. Franzi o sobrolho, os olhos, a cara, e logo nesse momento pude contar onze rugazinhas. Ainda hoje tenho essas mesmas rugas no mesmo sítio. Já me sentia velha quando era mais nova. E agora que sou mais velha, sinto-me ainda uma menina. Todos nós somos assim. Somos os velhos em que nos íamos transformar quando ainda éramos novos.»

Meryl Streep [numa entrevista ao Expresso]

3 comentários:

Isabel Pires disse...

deep, assim que li o título, surgiu-me o "não".
As circunstâncias não mudam as pessoas. E falo do lado de dentro, não do exterior.
As pessoas vivem as circunstâncias de acordo com as suas características, personalidade.
Bom resto de semana!

luisa disse...

O sentimento interior da idade é muito estranho para mim. Os anos passam, ficam-me expostos no corpo e no rosto, mas por dentro sinto-me sempre uma miúda que ainda precisa de aprender muito da vida.

deep disse...

A minha resposta também é "não", Isabel. Ainda que possamos largar alguns hábitos e ganhar outros, na essência continuamos os mesmos.
Bom resto de semana!

luisa, eu também me sinto muitas vezes a menina de outros tempos, apesar de todas as trasnformações, talvez por isso esta vida de adulto por vezes me pese um pouco.