terça-feira, dezembro 01, 2015

Apontamentos do dia

1. Ouço o despertador, mas, como é hábito, desligo-o e fico a fazer ronha. Quando chego ao carro, este exibe uma espessa camada de gelo, que prevejo teimosa. O termómetro marca 5 graus negativos, a temperatura mais baixa deste Outono. Temo perder a camioneta. Apesar disso, consigo estacionar o carro antes da camioneta parar. Quando penso que tudo afinal acabou por bater certo, o comando solta-se da minha mão e desliza para debaixo do carro ( a pressa é amiga do azar!). Felizmente fica a uma distância que me permite recuperá-lo, atravessar a estrada e comprar o bilhete a tempo.

2. No momento em que o motorista se prepara para arrancar, alguém começa a bater desesperada e insistentemente na chapa do veículo. Ocorre-me que seja do lado de fora. Só quando o motorista, em tom de recriminação, diz «Ó homem, então você mete-se lá dentro?», percebo que o seu interlocutor ficara fechado no porta-bagagens. O senhor entra pelo corredor, ainda visivelmente em pânico com a possibilidade de morrer asfixiado e percebe entretanto que entrara na camioneta errada.

3. Entro na carruagem atrás de um grupo de jovens que suponho universitários, pela idade e pelo local onde nos encontramos. Recordo que, há muitos anos, também eu pertenci ao clã, mas sem Metro que nos facilitasse as viagens e sem tecnologias que impedisse a comunicação.

4. Saio da estação de Metro, desço a avenida, dobro a esquina e a escassos metros do Rivoli, cruzo-me com dois jovens na casa dos trinta. Aquele que vem do meu lado, olha-me nos olhos, não porque lhe desperte interesse, suspeito, mas porque quer talvez confirmar que eu o reconheço. E reconheço, não de imediato, mas segundos depois e lembro-me que, além de ser actor e de ter um sotaque à Porto que o denuncia, costuma apresentar programas de literatura na RTP 2.

5. No regresso a casa, recebo telefonemas de alguns amigos. Querem saber se estou bem. «Sim.», sossego-os e agradeço intimamente o serem como são.

6 comentários:

  1. Tanta agitação e emoção num só dia? ;)
    Ah, acordo sempre antes do despertador.
    Beijo, deep.

    ResponderEliminar
  2. Foi mais do que isso, nesse dia, Isabel. Depois de uma viagem de autocarro, que demorou 3 horas, tive uma reunião de 2h e um documento para terminar, que me obrigou a estar acordada até depois das 2h da manhã. Pode parecer demais, mas foi mesmo assim. :)

    Bom fim-de-semana, Isabel. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Há dias e dias, de nós e dos outros!
    Gostei! :)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Paula. :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar