quarta-feira, janeiro 06, 2010

Feliz dia de Reis!

(Ilustração da obra da autoria de Fedra Santos)
Primeiro pareceu a Gaspar que a estrela era uma palavra, uma palavra de repente dita na muda atenção do céu. Mas depois o seu olhar habituou-se ao novo brilho e ele viu que era uma estrela, uma nova estrela, semelhante às outras, mas um pouco mais próxima e mais clara e que, muito devagar, deslizava para o Ocidente. E foi para seguir essa estrela que Gaspar abandonou o seu palácio. (...)
Nessa noite, depois da Lua ter desaparecido atrás das montanhas, Melchior subiu ao terraço e viu que havia no céu, a Oriente, uma nova estrela. A cidade dormia, escura e silenciosa, enrolada em ruelas e confusas escadas. Na grande avenida dos templos já ninguém caminhava. Só de longe em longe se ouvia, vindo das muralhas, o grito de ronda dos soldados. E sobre o mundo do sono, sobre a sombra intrincada dos sonhos onde os homens se perdiam tacteando, como num labirinto espesso, húmido e movediço, a estrela acendia, jovem, trémula e deslumbrada, a sua alegria. E Melchior deixou o seu palácio nessa noite. (...)
A estrela ergueu-se muito devagar sobre o Céu, a Oriente. O seu movimento era quase imperceptível. Parecia estar muito perto da terra. Deslizava em silêncio, sem que nem uma folha se agitasse. Vinha desde sempre. Mostrava a alegria, a alegria una, sem falha, o vestido sem costura da alegria, a substância imortal da alegria. E Baltasar reconheceu-a logo, porque ela não podia ser de outra maneira.
Sophia de M. B. Andresen, Os Três Reis do Oriente

4 comentários:

  1. Querida sophia, só ela para me tornar bela esta história! Obrigado Deep.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  2. :) e estas histórias que nos fazem lembrar a nossa infância.

    Muitas prendas neste dia de reis.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. CCF, não tens de quê! Sophia será sempre a Sophia. :)

    Um abraço.

    Valentim, esta história lembra-me que nos Natais da minha infância não havia um Pai Natal, mas um Menino Jesus e Reis Magos. :)

    Cumprimentos.

    Miudaaa, sê bem aparecida! Um bom ano para ti. :)

    ResponderEliminar