sábado, outubro 17, 2009

regresso ao passado

Depois de hoje ter lido este texto, ocorreu-me ir ao arquivo recuperar estas fotos, tiradas há alguns anos por mim numa velha casa transmontana e que representam objectos do quotidiano de outros tempos. Nas duas primeiras, figura um pote de barro (neste, a cor preta original intensificou-se pelo uso) para fazer café ao lume. Na terceira imagem, vê-se uma mosqueira, que servia para as pessoas resguardarem certos alimentos das moscas, do pó e da fuligem que o vento soltava das telhas e das pesadas traves. Uma vez que não havia frigorífico, alguns alimentos eram guardados na adega, por ser o espaços mais fresco da casa.

4 comentários:

  1. Obrigado pela referência, pela assiduidade e pelos comentários, também eles deliciosos. Deliciosas são também estas três fotos. Com a devida autorização, estou tentado a surripiá-las para, um destes dias, surgirem "escarrapachadas" nas Cousas (com a respectiva referência). Desejos transmontanos de um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Cavaleiro Andante, não tem que agradecer. Quanto às fotos, está perfeitamente autorizado a usá-las - será um privilégio.

    Votos de boa semana. :)

    ResponderEliminar
  3. Ok! Já estão surripiadas... Logo que me apeteça "cousar" sobre tradições, terão lugar garantido na galeria. Obrigado!

    ResponderEliminar