terça-feira, fevereiro 26, 2008

porque à dúzia é mais barato

A vizinha Carlota, do Lote 5, lançou-me um desafio: indicar as doze palavras de que menos gosto. Não é tarefa fácil... Na verdade, não é tanto das palavras que eu não gosto, da sua materialidade - forma e sonoridade -, mas dos referentes que as mesmas nomeiam. Aí vão elas, então: despertador (não é preciso explicar porquê!) segunda-feira (pela razão-não-dita anterior!) furo (se for no pneu e não houver alguém simpático por perto para o mudar, estou tramada!) futebol (quando joga o Benfica e o vizinho do lado resolve ser generoso com o prédio inteiro!) "prontos" (por ser a forma errada de "pronto"!) o meu nome com o sufixo -inha (quando alguém quer pedir-me alguma coisa ou fazer de mim burro de carga, esforçando-se por me convencer que confia na minha competência!) política (palavras para quê?) demagogia (idem) areia (aquilo que têm tentado a todo custo deitar-nos para os olhos) chico-esperto ( aquele que tenta atirar-nos areia para os olhos e passar-nos a perna) presunção (um dos defeitos que mais detesto) promessa (porque não acredito... sejam políticas, religiosas ou outras) Fica o desafio para quem quiser aceitá-lo... não me atrevo a indicar nomes!

8 comentários:

  1. É mais fácil escolher palavras que gosto!
    Boa semana!!!

    ResponderEliminar
  2. Não aceito o teu desafio destas palavras "malditas", mas aceitei o outro que me impeliu a escrever algo mais :) Diverti-me a ler-te nesta dúzia barata, voltarei mais vezes, agradecendo muito o teu incentivo :) Um beijo

    ResponderEliminar
  3. adorei as escolhas; compreendo-as perfeitamente e partilho os sentimentos : )

    ResponderEliminar
  4. Hummm... Vou pensar nas minhas 12 com cuidado e carinho. Quanto às tuas, partilho da opinião, especialmente em relação à nona... Pela quantidade que nos atiram para os olhos e pela quantidade de cabeças repleta dela. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Eu colocaria talvez... nomes de pessoas.... Beijo Grande

    ResponderEliminar
  6. Partilho contigo 11 palavras. Da politica gosto, nem que seja, para ter o gosto de criticar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bem, também me serve de resposta :)))

    ResponderEliminar