domingo, outubro 22, 2006

da Patrícia e outras lembranças

Recordo como fui uma adolescente típica, com dias marcados por paranóias e euforias, por sonhos e paixões assolapadas, por crises de ansiedade e episódios de anorexia, de que aparentemente saí ilesa - ou não!
Na altura, lia, sofregamente, os volumes da Patrícia e sonhava protagonizar, como ela, aventuras e desvendar casos misteriosos.
Lembro-me de, pelos 13 ou 14 anos, ter passado aproximadamente um mês e meio em Lisboa, repartindo os dias entre as casas de diferentes familiares. De lá, trouxe a aversão aos vestidinhos, que troquei por umas calças amarelo-canário, artilhadas com bolsos, molas e fechos por todo lado e uma t-shirt de riscas bem coloridas, a fazer conjunto - a propósito desta vestimenta, lembro-me de uma vizinha de uma das minhas tias ter exclamado, atónita, ao ver-me:"Ah! Mas ela veste-se como as meninas de cá!" Depreendo que a senhora deve ter confundido Trás-os-Montes com Marte!!!
Acompanhou-me igualmente, no regresso, uma "doença" que começara a desenhar-se antes, mas que ganhou confirmação na capital, influenciada por uma das minhas primas e pelas amigas que, na altura usavam roupa verde-alface e cor-de-laranja e, pelo menos uma delas, calçava umas sandálias Colibri, anunciadas em tudo o que era outdoor em Lisboa: a "Duran-mania". Nunca fui de arrancar cabelo ou de emitir guinchinhos histéricos - como as fãs dos Beatles -, mas lembro-me de comprar a Bravo, na altura em alemão, de que não sabia uma palavra, só porque saía uma minúscula fotografia dos Duran Duran, de copiar para um caderno as letras das canções destes e de outros ídolos e de ornamentar - para desgosto da minha mãe - as paredes do quarto com fotografias em poster dos "meninos". Ao contrário da maior parte das raparigas, não tinha como preferido o Simon ou o John, antes o Roger, o baterista, talvez por parecer mais discreto - ???
Muita coisa mudou desde a minha adolescência - inclusive os meus gostos musicais -, mas confesso-vos que, de vez em quando, me sabe bem ouvir isto, pelos velhos tempos!

10 comentários:

  1. A Bravo, em alemão - só pelos posters e pelas letras, mesmo - a Salut, em Francês - aí também me apercebia do que escreviam.

    E estas músicas todas. Passando pelo Falco, pela Nina Hagen, pelos Marilllion, e por tantos outros...

    Bom recordar!

    *

    ResponderEliminar
  2. Que bem me soube na pausa pró almoço ouvir Duran Duran e recordar esses bons velhos tempos...bjinhos boa semana.

    ResponderEliminar
  3. na minha parede parou muito mais tempo Bono Vox!!!
    Tb gostei destes rapazes jeitosos, para a época!!! gostava essencialmente dos seus vídeos(vídeoclip) The wild Boys era o máximo!!

    Quanto à senhora, à dita senhora de lisboa: as vozes que vêm de baixo não nos atingem, trasmontanos!
    ñ estou errada, lisboa é sul?! é lá em baixo?!!!
    uma beijoca

    ResponderEliminar
  4. Oh!... Também eu tive a panca dos Duran Duran... que acho que durou alguns anos! Tinha um dossier com tudo o que arranjava acerca deles e tudo.
    Se bem me lembro, foi com grande prazer que deitei tudo fora uns anos depois...
    Quanto às músicas deles, algumas ainda consigo ouvir de vez em quando, e esta é uma delas.
    :)
    Beijola

    ResponderEliminar
  5. Era (e é) um prazer auditivo que dispensava os cartazes na parede.

    Talvez por isso conviva bem com o recordar desses tempos e sons.

    ResponderEliminar
  6. pois que somos da mesma geração e partilhamos (como diz o outro) taras e manias, patricia, verde alface e rosa choque, duran duran, cabelos espetados, bravo, herois do mar....tudo isso e muito mais, as marcas de uma geração!

    ResponderEliminar
  7. ke belas recordações ke tive agora, passou-me assim um flash dos meus tempos de menina e moça. afinal eramos todas muito parecidas. Tive uma fase em ke só ouvía The cure,joy divisoon etc e ke fazia o culto do preto completo, a minha mae passava-se com isso. lembro-me da época do aparecimento das rádios pirata...uiii ke belo tempo :p

    beijos

    ResponderEliminar
  8. Eu também lia a Patrícia e usava sandálias e botas Colibri mas penso que sou mais nova (tenho 26). Quanto aos Duran Duran, continuo fã, sendo que a minha favorita é "Come Undone", já de 93.

    ResponderEliminar