quinta-feira, julho 20, 2006

antes do anoitecer

Há dias, encontrei, a um preço muito convidativo, Antes do Anoitecer. Trouxe-o comigo.
Na altura em que o filme saiu, porque não chegou cá - a hipótese mais próxima da verdade - ou porque não estive atenta, não o vi, como não vi Antes do Amanhecer.
Filme curto (77 minutos), com meia dúzia de figurantes e duas personagens centrais - Jesse e Cèline, que se reencontram, após nove anos, em Paris, mais maduros, talvez menos certos dos seus sentimentos.
Em Antes do Anoitecer, mais do que as acções, resultam intensos os diálogos - reflexivos, maduros, dolorosos, no entanto divertidos -, como intenso parecer ser o que não se diz, mas se insinua.
"Dissecam-se" as relações, pesa-se a importância do amor romântico (noção que ambos julgam perdido), das convenções, num misto de desencantamento e esperança.
Ao visionar o filme, ri com vontade, em diferentes momentos, e surpreendi em mim um romantismo que julgava esquecido.
Desde o Clube dos Poetas Mortos, Ethan Hawke ganhou maturidade, alguns vincos no rosto; guarda, contudo, um ar de rapaz tímido, que assenta bem a Jesse.
"Recordo-me de pensar, na altura, que muitos dos homens que mais admirava tinham dedicado as vidas a algo mais importante do que eles. Eu tinha essa ideia de ser uma pessoa respeitável. Queria tentar sê-lo ainda que isso pusesse em causa a minha honestidade." (Jesse)
"Eu estava bem, até ler o teu maldito livro. Recordou-me como eu era genuinamente romântica, como tinha tanta fé nas relações e agora sinto que não acredito em nada que se relacione com o amor." (Cèline)
Post-it: A propósito de filmes, não posso esquecer-me de rever, esta noite (22h30), na RTP1, Voando Sobre Um Ninho de Cucos.

7 comentários:

  1. é lindo o filme, dos meus favoritos, tens é que vêr o anterior a esse "antes de amanhecer" que para mim ainda é melhor!esse q tu viste é posterior a este de q te falo. beijo beijo

    ResponderEliminar
  2. Tb não vi. Nor the one, nor the other.
    ;(

    ResponderEliminar
  3. Deixo-te a minha versão. Espero que gostes ;)

    http://vozemfuga.blogspot.com/2005/04/personagens.html

    ResponderEliminar
  4. Só para dizer que são dois dos meus filmes preferidos (before sunrise e before sunset) e esclarecer que pelo menos o segundo passou pelas salas do cinema, porque foi lá que o vi. Já o primeiro, não posso garantir, uma vez que o vi em DVD.

    Saudações e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Arteminorca, antes de mais, sê benvinda. Hei-de visitar o teu cantinho... fica prometido.
    Vê o filme. Penso que não te arrependerás.

    Pinky, Antes do Amanhecer já está na minha lista. talvez aproveite para o alugar amanhã.

    Ghriba2, boa noite.

    Tsiwari, aproveita que as férias vêm aí para os ver... Antes do Anoitecer termina com uma música da Nina Simone!

    Hipatia, obrigada pela tua partilha. Já li o teu texto. Conseguiste as palavras certas, as que me faltaram, embora nos sentimentos não tenha andado longe de ti.

    Carriço, penso que Antes do Amanhecer também passou no cinema, mas, tal como eu, deves ter-te distraído... também já foi há tanto tempo!

    Beijos e bom fim-de-semana para todos vós!

    ResponderEliminar
  6. Só para dizer que vi Antes do Amanhecer e fiquei à espera de saber o que iria acontecer. Quando soube que havia um Antes do Anoitecer foi como preencher um espaço que estava ali e não sabia...
    Foi muito bom esperar todos estes anos e ver o amadurecimento das personagens e relembrar as conversas...

    ResponderEliminar
  7. Com o meu caro Jack que nasceu no meu dia que eu (mas uns (bastantes) anos antes)!!!

    ResponderEliminar